Projeto SOMAR: Tecnologia e Conservação Marinha no Algarve

Uma iniciativa pioneira está unindo tecnologia de ponta e educação ambiental no sul de Portugal. O projeto SOMAR, desenvolvido em parceria com a organização não-governamental SOMAR, utiliza a engine de jogos Godot para criar uma experiência educativa em realidade estendida (XR) que visa conscientizar sobre os impactos da poluição sonora submarina na vida marinha.

Os Protagonistas por Trás da Tecnologia

Frederic Plourde, líder de XR na Collabora, e Daniel Castellanos, da Decacis Studio, uniram forças para desenvolver esta solução inovadora. Plourde, que também atua como Vice Outreach Officer no Khronos Group, trouxe sua expertise em padrões abertos como OpenXR, enquanto Castellanos contribuiu com sua experiência em desenvolvimento utilizando a Godot Engine.

Detalhes da Experiência XR

A aplicação permite que usuários vivenciem:

  • Ambientes costeiros realistas do Algarve

  • Efeitos do ruído submarino na comunicação de cetáceos

  • Impacto das atividades turísticas na vida marinha

O projeto foi desenvolvido para funcionar tanto em dispositivos Meta Quest quanto em smartphones com suporte a Google Cardboard, utilizando o runtime OpenXR Monado.

Impacto Educacional e Acessibilidade

Com versões em português e inglês, a experiência está sendo implementada em:

  • Museus portugueses (versão Meta Quest)

  • Salas de aula (versão smartphone)

O projeto está disponível gratuitamente na plataforma itch.io, democratizando o acesso à tecnologia XR para fins educacionais.

Tecnologia e Desenvolvimento

A escolha pela Godot Engine se deveu a:

  • Natureza open-source

  • Capacidades 3D robustas

  • Suporte multiplataforma

  • Comunidade ativa de desenvolvimento

O projeto também contou com o desenvolvimento de um driver específico para Cardboard no Monado, disponível no GitLab do freedesktop.org.

Futuro e Expansão

Os desenvolvedores planejam:

  • Expandir para outros dispositivos VR

  • Encorajar contribuições da comunidade

  • Manter o projeto como referência em XR educacional

Enquanto isso, Daniel Castellanos já trabalha em seu próximo projeto, Stellar Checkpoint, previsto para lançamento ainda este ano.

Conclusão

O projeto SOMAR representa um marco na intersecção entre tecnologia, educação e conservação ambiental. Ao utilizar ferramentas open-source e padrões abertos, demonstra como soluções tecnológicas acessíveis podem ter impacto significativo na conscientização ambiental. Para desenvolvedores interessados em XR, os criadores recomendam começar pela documentação oficial da Godot e participar da comunidade no Discord do Godot Engine.

Com informações do: Godot Blog