330 assets gratuitos para criar cenários pós-apocalípticos
O artista 3D Oleg Ushenok disponibilizou um conjunto gratuito com 330 assets para kitbash, perfeitos para criar ambientes industriais pós-apocalípticos. Essa é uma amostra do pacote comercial Post Apocalypse Survivor Environment, e os arquivos estão no formato FBX com texturas PBR, além de terem licença para uso comercial.
O que inclui o pacote?
Os assets são ideais para concept art, jogos, motion graphics e animações. Eles foram pensados para compor cenários de um tipo de favela industrial pós-apocalíptica, com elementos como:
Passarelas e escadas metálicas
Telhados de zinco
Painéis solares
Lixeiras e cilindros de gás
Diversas peças mecânicas
Todos os 330 assets vêm com mapas PBR completos (cor, metalness, rugosidade, opacidade, emissivo e normais) e são compatíveis com a maioria dos softwares 3D e engines de jogos, como Blender, Maya, Unity e Unreal Engine.
Parte de um pacote comercial maior
Esses assets gratuitos são apenas uma pequena parte do pacote comercial completo, que contém 44 estruturas e mais de 800 props adicionais. Originalmente criados para concept art, os modelos evoluíram para detalhes que permitem seu uso em primeiro plano também.
Os modelos têm densidade de polígonos média e usam uma única textura para facilitar o gerenciamento. Vale a pena conferir a galeria no ArtStation para ver mais exemplos.
Licença e requisitos
Os assets gratuitos estão disponíveis no formato FBX, compatível com a maioria dos softwares 3D. A licença Fab Standard permite uso comercial, mas é importante verificar as restrições no Fab EULA.
Dicas para aproveitar ao máximo os assets
Para quem está começando com modelagem 3D ou criação de ambientes, esses assets podem ser um excelente ponto de partida. Aqui estão algumas sugestões para tirar o máximo proveito do material:
Combine os elementos de forma modular para criar variações únicas de cenários
Experimente diferentes configurações de iluminação para destacar as texturas PBR
Use os props mecânicos como base para criar máquinas mais complexas
Misture os assets com outros pacotes gratuitos para aumentar a diversidade do cenário
Uma técnica interessante é usar os telhados de zinco e passarelas metálicas para criar diferentes níveis de altura no ambiente, dando mais profundidade à cena. E se você estiver trabalhando com Unreal Engine, vale a pena explorar o sistema de Nanite para otimizar o desempenho.
Como esses assets se comparam a outras opções gratuitas?
O mercado oferece diversos pacotes gratuitos para cenários pós-apocalípticos, mas esse se destaca por alguns aspectos:
Enquanto muitos kits gratuitos focam em destruição e decadência extrema, esses assets trazem uma abordagem mais "sobrevivente" - com elementos que sugerem reaproveitamento e adaptação. As texturas PBR completas também são um diferencial, já que muitos pacotes gratuitos oferecem apenas mapas básicos de cor e normais.
Outro ponto positivo é a organização dos arquivos. Ao contrário de alguns pacotes que vêm com nomes de arquivos genéricos ou desorganizados, esses assets seguem uma nomenclatura clara que facilita a localização dos elementos.
Casos de uso criativos
Embora tenham sido criados para ambientes pós-apocalípticos, esses assets podem ser adaptados para outros cenários. Algumas ideias inusitadas:
Cenários cyberpunk - com algumas modificações nas cores e materiais
Ambientes industriais contemporâneos para simulações ou treinamentos
Fundos para projetos de motion graphics com temática urbana
Elementos para cenários de ficção científica com naves espaciais improvisadas
Um artista no Reddit compartilhou como usou esses assets para criar uma favela espacial, combinando-os com elementos sci-fi de outro pacote gratuito. O resultado foi surpreendentemente coeso, mostrando a versatilidade do material.
Desafios comuns e como superá-los
Como qualquer pacote de assets, esse também apresenta alguns desafios que vale a pena mencionar:
Alguns usuários relataram que as escalas dos objetos podem variar ligeiramente, exigindo ajustes ao combinar diferentes elementos. Isso é comum em pacotes gratuitos e pode ser resolvido rapidamente com ferramentas de escala uniforme na maioria dos softwares 3D.
Outro ponto é que, por serem modelos com densidade média de polígonos, podem não ser ideais para close-ups extremos em projetos AAA. Mas para a maioria dos usos em jogos independentes ou concept art, o nível de detalhe é mais que suficiente.
Com informações do: CG Channel