SideFX disponibiliza ferramentas inovadoras para desenvolvimento de jogos

A SideFX, empresa por trás do poderoso software Houdini, está disponibilizando gratuitamente um conjunto de ferramentas desenvolvidas originalmente para o Project Grot, seu mais recente projeto de demonstração técnica. Esses recursos permitem a criação procedural de ambientes complexos para jogos, com foco especial em cenários orgânicos e ruínas antigas.

O que é o Project Grot?

O Project Grot representa a continuação da série de demonstrações técnicas da SideFX, seguindo o caminho aberto pelo Project Titan em 2022. Trata-se de um ambiente cavernoso criado proceduralmente, repleto de elementos orgânicos e estruturas geológicas impressionantes. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de cinco artistas em apenas dois meses, servindo como prova de conceito para fluxos de trabalho eficientes na criação de mundos virtuais.

Alguns dos destaques do projeto incluem:

  • Sistemas avançados de geração de ruínas procedurais

  • Técnicas inovadoras para criação de estruturas orgânicas semelhantes a tecido vivo

  • Ferramentas para construção de pontes e formações rochosas complexas

  • Integração perfeita com Unreal Engine 5

Ferramentas disponíveis para download

A SideFX já liberou três ferramentas principais do Project Grot para a comunidade:

1. Gerador de Ruínas Procedurais

Esta ferramenta permite transformar geometrias simples em ruínas detalhadas através de técnicas de pintura por cores de vértice. Os artistas podem controlar precisamente onde e como o desgaste procedural será aplicado, garantindo resultados visualmente convincentes com mínimo esforço manual.

2. Sistema de Tecido Orgânico

Uma solução inovadora para criar redes de estruturas semelhantes a tecido vivo que se espalham por superfícies. Utilizando raycasting e clustering de curvas, a ferramenta gera formas orgânicas complexas que podem ser totalmente direcionadas artisticamente.

3. Construtor de Pontes Cavernosas

Lançada mais recentemente, esta ferramenta especializada cria formações rochosas que funcionam como pontes naturais em ambientes subterrâneos. Diferente das outras, está disponível apenas como arquivo .hip para Houdini.

Requisitos e compatibilidade

As ferramentas estão disponíveis gratuitamente como arquivos .hip do Houdini, com algumas incluindo também arquivos .hda para uso em Unreal Engine através do Houdini Engine. É importante notar que:

  • Para usar no Unreal Engine 5, é necessário o plugin Houdini Engine

  • O plugin é gratuito para projetos comerciais, mas requer licença comercial do Houdini

  • Versões educacionais ou gratuitas (como Houdini Apprentice) não são compatíveis

O impacto na indústria de jogos

A disponibilização dessas ferramentas representa um avanço significativo para desenvolvedores independentes e estúdios menores. Técnicas que antes eram exclusivas de grandes estúdios com equipes especializadas agora estão acessíveis a qualquer artista familiarizado com Houdini. Isso democratiza a criação de ambientes complexos e orgânicos, permitindo que equipes menores compitam em termos de qualidade visual.

Além disso, o foco em workflows procedurais significa que esses recursos podem ser adaptados a diversos estilos artísticos, desde cenários realistas até mundos estilizados. A capacidade de iterar rapidamente e fazer mudanças em nível conceitual sem reconstruir ativos do zero é particularmente valiosa no desenvolvimento ágil de jogos.

Para quem deseja explorar essas ferramentas, a SideFX oferece tutoriais detalhados e documentação em seu site oficial. A comunidade Houdini também tem sido ativa em compartilhar adaptações e usos criativos desses recursos, expandindo ainda mais seu potencial.

Com informações do: CG Channel