Conheça o criador por trás de Tinkerlands

Manuel, mais conhecido online como CodeManu, é um desenvolvedor multifacetado com uma paixão por programação que começou ainda na infância, em 2003. Com experiência em diversas áreas criativas, incluindo arte, música e edição de vídeo, Manuel transformou seus projetos em sua principal fonte de renda na última década.

Desde 2016, ele vem desenvolvendo aplicativos e jogos usando o GameMaker, com destaque para títulos como Pixel FX Designer, Juice FX, SpriteMancer, The Slimeking's Tower e Guts 'N Goals. Atualmente, ele está imerso em seu projeto mais ambicioso até agora: Tinkerlands, um jogo de ação e sobrevivência com elementos RPG que já está sendo comparado a um "Terraria visto de cima".

O que esperar de Tinkerlands?

Em Tinkerlands, os jogadores começam sua jornada após naufragarem em uma ilha desconhecida. O jogo combina elementos de construção, exploração e combate, com os jogadores precisando:

  • Coletar recursos para sobreviver
  • Construir e expandir seu assentamento
  • Formar uma comunidade com outros sobreviventes
  • Explorar diversas ilhas em busca de tesouros
  • Enfrentar criaturas perigosas e chefes poderosos

Um dos aspectos mais interessantes é o sistema de acessórios, que permite combinações criativas de equipamentos. Durante o teste do jogo, um jogador conseguiu derrotar o chefe final em menos de um segundo usando uma combinação específica de itens - algo que surpreendeu até os desenvolvedores.

Colaborações e lições aprendidas

Manuel destacou a colaboração com os criadores de Isle Goblin, onde uma ilha especial foi adicionada a Tinkerlands. Essa parceria com Matt (Kilowatt Games) trouxe novos desafios, especialmente na adaptação do estilo musical mais calmo de Isle Goblin para o ritmo acelerado de Tinkerlands.

O desenvolvedor também compartilhou lições valiosas de seus projetos anteriores, especialmente sobre os desafios de implementar multiplayer online. "Construir um jogo multiplayer online não é tão difícil quanto você imagina - é mais difícil que isso", brincou Manuel, destacando o apoio que recebeu da comunidade GameMaker durante o desenvolvimento.

O futuro de Tinkerlands

Com o lançamento em acesso antecipado se aproximando, Manuel promete muitas novidades, incluindo:

  • Novas ilhas para explorar
  • Mais acessórios e equipamentos
  • Inimigos e desafios adicionais
  • Melhorias baseadas no feedback da comunidade

Uma das ideias mais interessantes em desenvolvimento é uma ilha que existe em dois reinos paralelos, onde os jogadores precisarão alternar entre as dimensões para resolver quebra-cabeças e progredir.

Conselhos para aspirantes a desenvolvedores

Para quem sonha em criar seus próprios jogos, Manuel tem um conselho simples: "Apenas faça jogos. Faça muitos deles". Ele recomenda participar de game jams como forma de ganhar experiência, conhecer outras pessoas e desenvolver a habilidade de finalizar projetos.

Ele também destaca o GameMaker como uma ferramenta acessível para iniciantes, com diversos tutoriais disponíveis e uma comunidade ativa para apoiar novos desenvolvedores em sua jornada criativa.

Com sua combinação única de elementos de sobrevivência, RPG e construção, além de um sistema de combate que incentiva a experimentação, Tinkerlands promete ser uma adição interessante ao gênero quando for lançado em acesso antecipado.

Com informações do: GameMaker Blog