Introdução

Criar logos profissionais para materiais no Unreal Engine 5 pode parecer complexo, mas com as ferramentas certas e um passo a passo claro, o processo se torna acessível até para iniciantes. Neste tutorial, Vylocity, da Pitchfork Academy, demonstra como desenvolver logos do zero usando apenas ferramentas gratuitas, desde a concepção do nome da marca até a integração final no motor de jogo.

Passo a Passo para Criar Logos

O vídeo detalha cada etapa do processo:

  • Pesquisa de Marca: Como gerar ideias de nomes realistas usando prompts no ChatGPT.

  • Seleção de Fontes: Encontrar tipografias profissionais no Google Fonts.

  • Criação do Logo: Usar o Photopea (alternativa gratuita ao Photoshop) para design.

  • Preparação no Unreal Engine 5: Configurar pastas, importar o logo e criar uma função de material reutilizável.

Dicas Avançadas e Solução de Problemas

Além do básico, o tutorial aborda:

  • Ajustes de posicionamento e propriedades do material.

  • Criação de instâncias de material para variações rápidas.

  • Seleção de paletas de cores harmoniosas para identidade visual.

  • Problemas comuns (como transparência) e como resolvê-los.

Conclusão

Este guia é um recurso valioso para desenvolvedores que desejam adicionar marcas fictícias convincentes em seus jogos sem depender de assets prontos. A abordagem modular, com funções de material reutilizáveis, economiza tempo em projetos complexos. Para explorar mais tutoriais como este, confira o jogo Skyblocker da equipe ou seu Patreon.

Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Sun May 18 2025