Introdução ao Joystick Mobile no Godot 4.4
O desenvolvimento de jogos mobile exige controles intuitivos e responsivos, especialmente para gêneros como top-down shooter, onde a precisão é crucial. Neste tutorial, exploramos como criar um joystick virtual dual stick (movimento + disparo) no Godot 4.4, uma funcionalidade altamente solicitada pela comunidade.
Passo a Passo para Implementação
O processo envolve:
Importação dos assets de joystick virtual (disponíveis gratuitamente no itch.io)
Configuração da área sensível ao toque para movimentação do personagem
Criação de um segundo joystick para controle de disparo direcional
Ajustes de sensibilidade e resposta tátil para melhor experiência do jogador
Recursos e Personalização
Além dos assets originais de HanneMann, o tutorial oferece uma versão modificada com melhorias visuais. A implementação permite:
Troca fácil de sprites para diferentes estilos de jogo
Ajuste fino da "dead zone" para evitar movimentos acidentais
Integração simples com sistemas de input existentes
Conclusão
Este método de controle dual stick é ideal para jogos mobile de ação, oferecendo aos jogadores precisão tanto na movimentação quanto no combate. A solução apresentada pode ser adaptada para diversos gêneros além de shooters, como RPGs ou jogos de aventura.
Originally published on YouTube by Clécio Espindola GameDev on Wed Apr 09 2025