No mundo do desenvolvimento de jogos, a capacidade de criar sistemas de movimento personalizados pode elevar significativamente a experiência do jogador. Neste tutorial avançado do Unreal Engine 5, MizzoFrizzo, da Pitchfork Academy, demonstra como utilizar gameplay tags em conjunto com um sistema de dano por membros para implementar modos de movimento customizados, como ferido ou atordoado.

O Poder das Gameplay Tags no Unreal Engine 5

As gameplay tags são uma ferramenta poderosa no Unreal Engine que permitem aos desenvolvedores criar sistemas complexos de maneira organizada e eficiente. Neste tutorial, MizzoFrizzo mostra como:

  • Combinar sua biblioteca de funções de blueprint com gameplay tags

  • Utilizar enumerações, estruturas e tabelas de dados

  • Implementar modos de movimento personalizados baseados em condições do personagem

Implementação Prática do Sistema

O vídeo guia os espectadores através de todo o processo de criação, desde a configuração inicial até a implementação final. Alguns dos pontos-chave abordados incluem:

  • Criação da funcionalidade de modos de movimento (12:10)

  • Testes dos modos customizados (20:34)

  • Integração com animações do Mixamo (21:49)

  • Retargeting de animações (25:32)

  • Conexão com o sistema de dano por membros (35:55)

  • Blend de animações de locomoção baseado no modo de movimento atual (38:09)

Recursos Adicionais e Aplicações Práticas

Para quem deseja aprofundar seus conhecimentos, MizzoFrizzo recomenda assistir aos tutoriais anteriores sobre introdução às gameplay tags e sistema básico de saúde e dano por membros. A equipe da Pitchfork também anunciou o lançamento de seu primeiro jogo, Skyblocker, disponível na Steam.

Conclusão

Este tutorial oferece uma visão abrangente sobre como criar sistemas de movimento complexos no Unreal Engine 5, demonstrando como as gameplay tags podem ser utilizadas para criar comportamentos dinâmicos e reativos. A abordagem passo a passo e a integração com outros sistemas mostram como esses conceitos podem ser aplicados em projetos reais, oferecendo aos desenvolvedores ferramentas poderosas para enriquecer suas criações.

Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Mon May 19 2025