Introdução à Criação de Paisagens em Unreal Engine 5

Criar paisagens vastas e realistas é essencial para jogos de mundo aberto, e o Unreal Engine 5 oferece ferramentas poderosas para isso. Neste tutorial, Thaddaeus, do canal Aziel Arts, explica como criar uma paisagem de 4Km² usando particionamento e level streaming, técnicas que permitem otimizar o desempenho ao carregar apenas as regiões visíveis ao jogador.

Configurando a Paisagem e Importando Height Maps

O vídeo detalha como configurar os parâmetros no painel de geração de paisagem do Unreal Engine 5, incluindo:

  • Tamanho e resolução da paisagem

  • Uso de height maps para definir o relevo (com links para mapas gratuitos)

  • Ajustes de escala e segmentação para otimização

Thaddaeus também recomenda o Guia Técnico de Paisagem da Epic como referência adicional.

Particionamento e Level Streaming para Mundos Abertos

A parte mais técnica do tutorial aborda:

  • Como dividir a paisagem em regiões (particionamento)

  • Configuração do level streaming para carregamento dinâmico

  • Dicas para evitar sobrecarga de memória durante o desenvolvimento

Essas técnicas são cruciais para manter bons framerates em paisagens extensas, carregando apenas o necessário durante a gameplay ou edição.

Conclusão

Este tutorial oferece um guia completo para artistas e desenvolvedores criarem paisagens profissionais no Unreal Engine 5. Desde a configuração inicial até técnicas avançadas de otimização, o conteúdo é valioso para quem busca dominar a criação de ambientes de mundo aberto. Para quem quer se aprofundar, Thaddaeus oferece materiais adicionais e treinamentos em seu site.

Originally published on YouTube by Aziel Arts on Tue Apr 08 2025