Introdução
O Unreal Engine 5.6 trouxe uma série de novidades para desenvolvedores de jogos, incluindo recursos aprimorados para a criação de interfaces de usuário (HUDs) mais imersivas. Neste tutorial, MizzoFrizzo, da Pitchfork Academy, demonstra como criar um HUD flutuante que acompanha o personagem no espaço do jogo, sem atravessar paredes ou objetos próximos – uma técnica popularizada por jogos como The Division.
O Que é um HUD Flutuante e Por Que Usá-lo?
Um HUD flutuante é uma interface que aparece próximo ao personagem no mundo 3D, em vez de ficar fixa na tela. Isso cria uma sensação mais orgânica e imersiva, especialmente em jogos em primeira pessoa. O Unreal Engine 5.6 introduziu melhorias no sistema de renderização em primeira pessoa, facilitando a implementação desse efeito sem problemas de clipping (quando o HUD atravessa objetos).
Passos Principais para Criar o HUD Flutuante
Configurar o projeto: Certifique-se de estar usando o Unreal Engine 5.6 ou versão mais recente.
Criar o widget de HUD: Desenvolva a interface usando UMG (Unreal Motion Graphics).
Posicionamento no mundo 3D: Use blueprints para anexar o HUD ao personagem e ajustar sua posição relativa.
Otimização de colisão: Implemente lógica para evitar que o HUD atravesse objetos próximos.
Recursos Adicionais e Comunidade
Para quem quer se aprofundar, a Pitchfork Academy oferece acesso a um servidor Discord exclusivo (Mizzo's Dizzo) por uma assinatura mensal acessível, onde desenvolvedores podem trocar ideias e receber ajuda. Além disso, a equipe recentemente lançou seu primeiro jogo, Skyblocker, disponível na Steam.
Conclusão
Criar um HUD flutuante no Unreal Engine 5.6 é mais acessível do que nunca graças às novas ferramentas de renderização. Este tutorial oferece um ponto de partida sólido para desenvolvedores que desejam adicionar esse elemento de imersão aos seus projetos. Com prática e os recursos certos, você pode implementar interfaces dinâmicas que elevam a qualidade profissional do seu jogo.
Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Mon Jul 21 2025