Introdução

Se você sempre quis criar seu próprio jogo plataforma no estilo side-scroller, este tutorial do Unreal Engine 5 é o ponto de partida perfeito. MizzoFrizzo, da Pitchfork Academy, guia iniciantes através dos conceitos básicos para desenvolver um jogo 2.5D com movimentação fluida e um sistema de câmera dinâmico.

Configuração Inicial e Movimentação

O vídeo começa com a criação do projeto e configuração inicial para um side-scroller. MizzoFrizzo demonstra como implementar a movimentação do personagem, incluindo correções para controles invertidos, garantindo que os jogadores tenham uma experiência responsiva e intuitiva.

Sistema de Câmera Procedural

A parte mais técnica do tutorial aborda a criação de um sistema de câmera dinâmico que se adapta ao ambiente do jogo. Isso inclui:

  • Mecânica de bloqueio de altura da câmera

  • Detecção de paredes para evitar obstruções

  • Ajustes de altura da câmera durante o jogo

  • Mecanismo de "olhar ao redor" para explorar o cenário

Dicas Adicionais e Considerações

O tutorial também oferece valiosas dicas para refinar seu jogo, como otimizar a mecânica de altura da câmera e garantir que o sistema funcione harmoniosamente com outros elementos do jogo. MizzoFrizzo compartilha insights baseados em sua experiência com o Skyblocker, o primeiro jogo lançado pela Pitchfork.

Conclusão

Este tutorial abrangente fornece todas as ferramentas necessárias para começar a desenvolver seu próprio jogo plataforma 2.5D no Unreal Engine 5. Com foco em blueprints para iniciantes, o vídeo é um excelente recurso para quem deseja entrar no desenvolvimento de jogos sem se perder em complexidades desnecessárias.

Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Fri May 16 2025