Introdução

Se você já imaginou adicionar um efeito de invisibilidade ao seu jogo desenvolvido em Godot, mas não sabia por onde começar, este tutorial é para você. Clécio Espindola, do canal Clécio Espindola GameDev, demonstra como implementar essa mecânica usando shaders na versão 4.4 do Godot. O resultado é um efeito visual impressionante que pode ser aplicado em diversos tipos de jogos.

O que você vai aprender

Neste tutorial, Clécio explica passo a passo como criar um efeito de invisibilidade utilizando shaders. O processo inclui:

  • Configuração básica do ambiente no Godot 4.4

  • Criação e aplicação de um shader personalizado

  • Ajustes para controlar o nível de transparência do personagem

  • Dicas para otimizar o efeito visual

Materiais e recursos utilizados

Para acompanhar o tutorial, você pode acessar os recursos mencionados no vídeo:

Por que usar shaders para efeitos de invisibilidade?

Shaders oferecem uma maneira poderosa e eficiente de criar efeitos visuais complexos em jogos. Ao implementar a invisibilidade através de shaders, você obtém:

  • Maior controle sobre o efeito visual

  • Melhor desempenho em comparação com outras abordagens

  • Flexibilidade para personalizar o efeito conforme necessário

Conclusão

Este tutorial oferece uma abordagem prática para implementar um efeito de invisibilidade em Godot 4.4, utilizando shaders para criar um resultado visualmente atraente e tecnicamente eficiente. Se você está desenvolvendo um jogo que requer esse tipo de mecânica, as técnicas demonstradas podem ser adaptadas para diversos contextos e estilos de jogo.

Originally published on YouTube by Clécio Espindola GameDev on Wed Jun 11 2025