Introdução
Se você já imaginou adicionar um efeito de invisibilidade ao seu jogo desenvolvido em Godot, mas não sabia por onde começar, este tutorial é para você. Clécio Espindola, do canal Clécio Espindola GameDev, demonstra como implementar essa mecânica usando shaders na versão 4.4 do Godot. O resultado é um efeito visual impressionante que pode ser aplicado em diversos tipos de jogos.
O que você vai aprender
Neste tutorial, Clécio explica passo a passo como criar um efeito de invisibilidade utilizando shaders. O processo inclui:
Configuração básica do ambiente no Godot 4.4
Criação e aplicação de um shader personalizado
Ajustes para controlar o nível de transparência do personagem
Dicas para otimizar o efeito visual
Materiais e recursos utilizados
Para acompanhar o tutorial, você pode acessar os recursos mencionados no vídeo:
Por que usar shaders para efeitos de invisibilidade?
Shaders oferecem uma maneira poderosa e eficiente de criar efeitos visuais complexos em jogos. Ao implementar a invisibilidade através de shaders, você obtém:
Maior controle sobre o efeito visual
Melhor desempenho em comparação com outras abordagens
Flexibilidade para personalizar o efeito conforme necessário
Conclusão
Este tutorial oferece uma abordagem prática para implementar um efeito de invisibilidade em Godot 4.4, utilizando shaders para criar um resultado visualmente atraente e tecnicamente eficiente. Se você está desenvolvendo um jogo que requer esse tipo de mecânica, as técnicas demonstradas podem ser adaptadas para diversos contextos e estilos de jogo.
Originally published on YouTube by Clécio Espindola GameDev on Wed Jun 11 2025