Introdução

O desenvolvedor Guará Programador compartilhou sua jornada criando uma versão própria do clássico jogo Slender usando o Godot Engine. O projeto, chamado 'Panik', foi desenvolvido ao vivo com a ajuda da comunidade e amigos, resultando em um jogo completo com mecânicas interessantes e um design atmosférico.

O Processo de Desenvolvimento

O vídeo detalha cada etapa do desenvolvimento, desde a criação do jogador até a implementação da inteligência artificial do inimigo. Alguns dos destaques incluem:

  • Criação de um sistema de páginas colecionáveis que guiam o jogador

  • Geração procedural de uma floresta 3D com milhares de árvores

  • Posicionamento estratégico de estruturas e páginas pelo mapa

  • Várias iterações no design do inimigo para alcançar a atmosfera certa

Desafios e Soluções

O desenvolvedor enfrentou vários obstáculos durante o projeto, especialmente com a versão inicial do inimigo que não funcionou como esperado. Ele explica em detalhes:

  • Por que a versão mostrada nas lives não deu certo

  • Como reworkou o jogador para melhorar a experiência

  • O retrabalho no mapa e no sistema de spawn das páginas

  • Melhorias na IA do inimigo para torná-lo mais assustador

Elementos Adicionais

Para completar a experiência, o jogo inclui:

  • Uma trilha sonora atmosférica (incluindo 'Sneaky Snitch' de Kevin MacLeod)

  • Lore para contextualizar a história

  • Uma gameplay completa demonstrando o produto final

Conclusão

O projeto 'Panik' mostra como é possível recriar a essência de jogos clássicos com ferramentas modernas como o Godot Engine. O desenvolvedor compartilha generosamente todo o processo, incluindo os erros e acertos, tornando este um excelente estudo de caso para quem quer aprender desenvolvimento de jogos. O jogo completo está disponível para download no Game Jolt, e o código fonte pode ser encontrado no GitHub.

Originally published on YouTube by Guará Programador on Thu Jul 10 2025