Introdução
O desenvolvedor Guará Programador compartilhou sua jornada criando uma versão própria do clássico jogo Slender usando o Godot Engine. O projeto, chamado 'Panik', foi desenvolvido ao vivo com a ajuda da comunidade e amigos, resultando em um jogo completo com mecânicas interessantes e um design atmosférico.
O Processo de Desenvolvimento
O vídeo detalha cada etapa do desenvolvimento, desde a criação do jogador até a implementação da inteligência artificial do inimigo. Alguns dos destaques incluem:
Criação de um sistema de páginas colecionáveis que guiam o jogador
Geração procedural de uma floresta 3D com milhares de árvores
Posicionamento estratégico de estruturas e páginas pelo mapa
Várias iterações no design do inimigo para alcançar a atmosfera certa
Desafios e Soluções
O desenvolvedor enfrentou vários obstáculos durante o projeto, especialmente com a versão inicial do inimigo que não funcionou como esperado. Ele explica em detalhes:
Por que a versão mostrada nas lives não deu certo
Como reworkou o jogador para melhorar a experiência
O retrabalho no mapa e no sistema de spawn das páginas
Melhorias na IA do inimigo para torná-lo mais assustador
Elementos Adicionais
Para completar a experiência, o jogo inclui:
Uma trilha sonora atmosférica (incluindo 'Sneaky Snitch' de Kevin MacLeod)
Lore para contextualizar a história
Uma gameplay completa demonstrando o produto final
Conclusão
O projeto 'Panik' mostra como é possível recriar a essência de jogos clássicos com ferramentas modernas como o Godot Engine. O desenvolvedor compartilha generosamente todo o processo, incluindo os erros e acertos, tornando este um excelente estudo de caso para quem quer aprender desenvolvimento de jogos. O jogo completo está disponível para download no Game Jolt, e o código fonte pode ser encontrado no GitHub.
Originally published on YouTube by Guará Programador on Thu Jul 10 2025