Introdução ao Desenvolvimento de um Top Down Shooter no Godot
Neste primeiro episódio da série sobre criação de um jogo Top Down Shooter no Godot 4.4, Clécio Espindola, do canal Clécio Espindola GameDev, inicia o projeto com a configuração básica e a implementação da movimentação do jogador. Este tutorial é perfeito para quem deseja aprender a criar jogos 2D utilizando a engine Godot, uma ferramenta poderosa e acessível para desenvolvedores independentes.
Configuração Inicial do Projeto
O vídeo começa com a criação de um novo projeto no Godot 4.4, onde Clécio explica os passos essenciais para configurar o ambiente de desenvolvimento. Ele destaca a importância de:
Selecionar o tipo de projeto correto (2D)
Organizar a estrutura de pastas para manter os arquivos bem gerenciados
Configurar as propriedades iniciais do projeto para um Top Down Shooter
Implementando a Movimentação do Jogador
A parte principal do tutorial foca na criação do player e na implementação de seus controles. Clécio utiliza o sistema de RigidBody para criar um personagem que responde às entradas do jogador de forma fluida. Ele aborda:
Criação de um nó RigidBody2D para o jogador
Adição de sprites e colisores
Programação dos controles de movimento usando GDScript
Ajustes de física para um movimento responsivo
Conclusão e Próximos Passos
Este primeiro episódio estabelece as bases para um jogo Top Down Shooter completo no Godot. Com a configuração do projeto e a movimentação básica do jogador implementadas, os vídeos subsequentes da série prometem expandir o jogo com mecânicas de tiro, inimigos e outros elementos essenciais do gênero. O tutorial é especialmente valioso por mostrar boas práticas de organização e código desde o início do desenvolvimento.
Originally published on YouTube by Clécio Espindola GameDev on Fri Apr 25 2025