Introdução à Atualização GASP-DAO v1.47

A versão 1.47 do GASP-DynamicAdditiveOverlay (GASP-DAO) para Unreal Engine 5 traz uma série de melhorias significativas, especialmente em relação ao gerenciamento de itens, animações e otimização de código. Esta atualização reflete o compromisso contínuo do desenvolvedor em aprimorar a experiência de desenvolvimento, corrigindo bugs e implementando novas funcionalidades.

Principais Mudanças e Melhorias

  • CBP_SandboxCharacter_DAO: O sistema de movimentação foi reformulado para acomodar um novo método de auto-engatilhar e equipar itens. Agora, as animações de coleta serão puladas, melhorando a fluidez.

  • AC_SlotManager: O código foi refatorado, simplificado e otimizado, com a transferência de lógica para o AC_HeldObject_Master para resolver problemas de sincronização de animações.

  • AC_HeldObject Master: Agora gerencia diretamente o tempo de equipe e múltiplas ações de engatilhar/equipar, além de referenciar os atores envolvidos.

  • AC_HeldObject_SlotActor: Funções foram removidas e a limpeza de itens ocorre ao soltá-los, com possíveis ajustes futuros.

  • CharData Choosers: Agora utilizam referências suaves (Soft References) para evitar travamentos, especialmente com pacotes grandes.

  • Pistol Montages: Novas animações rápidas foram adicionadas para equipar pistolas com uma ou duas mãos.

Análise e Impacto

Esta atualização demonstra um foco claro na otimização e na resolução de problemas persistentes, como os relacionados ao tempo de animação. A introdução de Soft References nos CharData Choosers é particularmente relevante para desenvolvedores que trabalham com assets pesados, como modelos Nanite, pois reduz a probabilidade de travamentos durante o carregamento.

A refatoração do AC_SlotManager e a redistribuição de lógica para o AC_HeldObject_Master mostram uma arquitetura mais limpa e eficiente, que deve facilitar a manutenção e o desenvolvimento futuro.

Conclusão

A versão 1.47 do GASP-DAO representa um passo importante na evolução desta ferramenta para Unreal Engine 5. As melhorias na gestão de itens, animações e otimização de código tornam-na mais robusta e eficiente, beneficiando especialmente desenvolvedores que trabalham com sistemas complexos de inventário e interação com objetos.

Originally published on YouTube by Unreal DevOP on Wed Apr 23 2025