O que é o Mirror e por que ele mudou de motor?
O Mirror Engine começou como uma alternativa open source ao UEFN e Roblox, construído sobre o Godot Engine. No entanto, em uma decisão surpreendente, os desenvolvedores optaram por abandonar completamente o Godot e reescrever o motor do zero usando uma base diferente. Essa mudança radical levanta questões interessantes sobre os desafios de desenvolvimento de motores personalizados.
Os motivos por trás da mudança
Embora o vídeo não detalhe todos os fatores, algumas possíveis razões para essa decisão incluem:
Limitações técnicas no Godot para os objetivos específicos do Mirror
Necessidade de maior controle sobre o pipeline de desenvolvimento
Desafios de integração com outras tecnologias necessárias para a plataforma
Oportunidade para otimizar o motor para casos de uso específicos
O que isso significa para o futuro do Mirror
A decisão de reescrever o motor representa tanto um risco quanto uma oportunidade. Por um lado, oferece maior flexibilidade e controle. Por outro, significa assumir a complexidade de manter um motor próprio. O sucesso dessa estratégia dependerá da capacidade da equipe em:
Manter o desenvolvimento em ritmo acelerado
Oferecer ferramentas estáveis para os criadores
Competir com plataformas estabelecidas como Roblox
Esse caso serve como estudo interessante sobre os trade-offs entre usar motores existentes e desenvolver soluções próprias na indústria de jogos. A evolução do Mirror será acompanhada com interesse pela comunidade de desenvolvimento.
Originally published on YouTube by Gamefromscratch on Wed Jul 09 2025