Introdução

O Godot Engine é uma ferramenta poderosa para desenvolvimento de jogos, especialmente para quem está começando no mundo da programação e design 3D. Neste tutorial, você aprenderá como criar uma cena 3D básica no Godot, adicionar um cubo, configurar câmera e iluminação, e interagir com o objeto usando o mouse. Este guia é perfeito para iniciantes que desejam explorar as funcionalidades 3D do Godot de forma prática.

Criando uma Cena 3D no Godot

O primeiro passo para trabalhar com 3D no Godot é criar uma nova cena. Dentro do editor, você pode adicionar um nó Spatial, que serve como raiz para todos os objetos 3D. Em seguida, é possível inserir um cubo (MeshInstance), configurar uma câmera para visualização e adicionar luz para iluminar a cena corretamente. Esses elementos básicos formam a estrutura inicial para qualquer projeto 3D no Godot.

Interação com o Mouse

A parte mais interessante deste tutorial mostra como adicionar interatividade ao cubo 3D:

  • Translação do cubo usando o mouse

  • Rotação com o botão do meio do mouse

  • Controles de zoom in e zoom out

Essas funcionalidades são implementadas através de scripts GDScript que capturam os eventos de entrada do mouse e transformam esses dados em movimentos do objeto 3D. Essa interação básica é fundamental para entender como implementar controles mais complexos em jogos 3D.

Conclusão

Este tutorial oferece uma introdução prática ao desenvolvimento 3D no Godot Engine, mostrando desde a criação de objetos básicos até a implementação de interações simples com o mouse. Esses conceitos fundamentais servem como base para projetos mais complexos, permitindo que desenvolvedores iniciantes comecem a explorar o potencial do Godot para criação de jogos 3D. Com esses conhecimentos, você já pode experimentar criar suas próprias cenas e adicionar diferentes tipos de interações.

Originally published on YouTube by Fábio Modesto - Computação 2.0 on Wed Jul 02 2025