Introdução

Criar materiais realistas em Unreal Engine 5 pode ser um desafio, especialmente quando se trata de vidro. Neste tutorial detalhado, Vylocity, da Pitchfork Academy, compartilha técnicas avançadas para criar vidro realista com manchas e opções de mapa normal, utilizando o modelo de sombreamento Thin Transparent que funciona perfeitamente com Lumen. Além disso, ele demonstra como habilitar ray tracing e reflexões de alta qualidade para melhorar ainda mais o resultado final.

Configuração Inicial e Criação do Material

O vídeo começa com a importação das texturas necessárias e a organização adequada das pastas no Unreal Engine 5. Vylocity explica como configurar o material base, ajustando parâmetros como transparência, reflexão e refração para obter um efeito de vidro convincente. Ele também destaca a importância de usar o modelo Thin Transparent, que é ideal para superfícies como vidro e água, garantindo um desempenho otimizado com Lumen.

  • Importação de texturas (1:25)

  • Organização de pastas (4:03)

  • Criação do material base (4:50)

Detalhamento com Mapas Normais e Ray Tracing

Um dos destaques do tutorial é a seção dedicada aos mapas normais, que adicionam detalhes superficiais como manchas e irregularidades ao vidro, aumentando o realismo. Vylocity também mostra como habilitar ray tracing para reflexões e refrações mais precisas, além de compartilhar dicas para ajustar a qualidade das reflexões em diferentes cenários de iluminação.

Para quem busca resultados ainda mais impressionantes, ele recomenda testar o material em diferentes condições de luz e ajustar os parâmetros conforme necessário. Essas técnicas são essenciais para quem deseja criar ambientes realistas ou objetos de vidro em projetos arquitetônicos ou de jogos.

Conclusão

Este tutorial é um recurso valioso para artistas e desenvolvedores que desejam dominar a criação de materiais realistas no Unreal Engine 5. Com as técnicas apresentadas por Vylocity, é possível elevar a qualidade visual dos projetos, especialmente quando se trata de superfícies transparentes como vidro. Para mais tutoriais e recursos, confira o canal da Pitchfork Academy e o jogo Skyblocker no Steam.

Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Tue Jun 24 2025