Dominando o Sistema de Projéteis no Godot
No episódio 31 da série Godot do Zero 2025, Rafael Forbeck ensina técnicas avançadas para implementar sistemas de projéteis e itens com precisão em jogos 2D. Este tutorial é essencial para desenvolvedores que querem criar mecânicas de ataque dinâmicas em plataformas, ação ou qualquer gênero que envolva disparos ou arremessos.
Principais Técnicas Abordadas
O vídeo demonstra um fluxo completo de implementação:
Criação de animações de ataque para inimigos
Uso de RayCast2D para detecção precisa do jogador
Instanciação dinâmica de projéteis no frame exato da animação
Posicionamento correto usando nós auxiliares como referência
Sincronização perfeita entre animações e mecânicas de jogo
Aplicações Práticas
As técnicas mostradas vão além de simples ataques. Você pode adaptá-las para:
Sistemas de coleta de itens
Habilidades especiais com objetos arremessáveis
Mecânicas de puzzle que exigem precisão
Qualquer interação que dependa de timing e posicionamento
Recursos e Materiais
Rafael disponibilizou todo o código fonte no GitHub para acompanhamento:
Os assets visuais utilizados estão disponíveis no itch.io.
Conclusão
Este tutorial oferece um sistema completo e modular para implementação de projéteis em Godot, com atenção especial ao timing e precisão. As técnicas mostradas podem ser adaptadas para diversos tipos de jogos, tornando-se uma adição valiosa ao repertório de qualquer desenvolvedor.
Originally published on YouTube by Rafael Forbeck | Game Dev on Fri Jun 06 2025