Dominando o Sistema de Projéteis no Godot

No episódio 31 da série Godot do Zero 2025, Rafael Forbeck ensina técnicas avançadas para implementar sistemas de projéteis e itens com precisão em jogos 2D. Este tutorial é essencial para desenvolvedores que querem criar mecânicas de ataque dinâmicas em plataformas, ação ou qualquer gênero que envolva disparos ou arremessos.

Principais Técnicas Abordadas

O vídeo demonstra um fluxo completo de implementação:

  • Criação de animações de ataque para inimigos

  • Uso de RayCast2D para detecção precisa do jogador

  • Instanciação dinâmica de projéteis no frame exato da animação

  • Posicionamento correto usando nós auxiliares como referência

  • Sincronização perfeita entre animações e mecânicas de jogo

Aplicações Práticas

As técnicas mostradas vão além de simples ataques. Você pode adaptá-las para:

  • Sistemas de coleta de itens

  • Habilidades especiais com objetos arremessáveis

  • Mecânicas de puzzle que exigem precisão

  • Qualquer interação que dependa de timing e posicionamento

Recursos e Materiais

Rafael disponibilizou todo o código fonte no GitHub para acompanhamento:

Os assets visuais utilizados estão disponíveis no itch.io.

Conclusão

Este tutorial oferece um sistema completo e modular para implementação de projéteis em Godot, com atenção especial ao timing e precisão. As técnicas mostradas podem ser adaptadas para diversos tipos de jogos, tornando-se uma adição valiosa ao repertório de qualquer desenvolvedor.

Originally published on YouTube by Rafael Forbeck | Game Dev on Fri Jun 06 2025