Introdução
A versão 1.54 do GASP-DynamicAdditiveOverlay (DAO) para Unreal Engine 5 traz melhorias significativas em animações, seleção de personagens e gerenciamento de itens. Esta atualização, desenvolvida pela Unreal DevOP, corrige problemas conhecidos e adiciona funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de jogos com sistemas complexos de animação e inventário.
Principais Atualizações
O AC_SlotManager recebeu um novo evento OnDropItem, que é acionado sempre que um item é solto, retornando uma referência ao objeto AC_HeldObject_Master correspondente. Isso permite maior controle sobre a interação com itens no jogo.
As Linked Anim Layers receberam duas correções importantes:
Correção do bool IsReadyToFire ao alternar entre camadas de animação, resolvendo um problema onde o jogador não conseguia atirar após trocar de arma enquanto mirava
Otimização nas transições entre animações vinculadas, armazenando a última pose usada para criar blends mais suaves
Melhorias na Experiência do Desenvolvedor
Uma das adições mais práticas é o Character Selection Widget pré-configurado, que elimina a necessidade de configuração manual após clonar o repositório do GitHub. Isso economiza tempo valioso no fluxo de trabalho.
Para desenvolvedores trabalhando com MetaHumans, a atualização inclui:
Otimização nos offsets de objetos segurados, agora compartilhados entre modelos masculinos e femininos
Novas montagens de equipar rifle para tipos específicos de corpo (masculino normal/abaixo do peso e feminino normal/acima do peso)
Conclusão
A versão 1.54 do GASP-DAO demonstra o compromisso contínuo da Unreal DevOP em melhorar esta ferramenta para desenvolvedores Unreal Engine 5. As correções de animação e as otimizações no fluxo de trabalho tornam esta atualização especialmente valiosa para projetos que utilizam sistemas complexos de personagens e inventário.
Originally published on YouTube by Unreal DevOP on Tue Aug 19 2025