Introdução
Você já pensou em criar seus próprios jogos, mas acha que precisa ser um expert em programação ou design? Gabriel Barbosa, desenvolvedor de jogos formado em Jogos Digitais, desmistifica esse conceito em seu vídeo no canal High Level. Ele mostra que qualquer pessoa pode começar a desenvolver jogos, mesmo sem conhecimento técnico prévio. O vídeo aborda desde a escolha da engine até recursos para aprender arte e música.
Os Fundamentos para Criar Jogos
Gabriel explica que existem várias engines disponíveis para iniciantes, como Unity, Unreal Engine e Godot. Ele destaca que a Unity é uma ótima opção para quem está começando devido à sua comunidade ativa e abundância de tutoriais. Além disso, ele menciona que não é necessário ser um artista para criar assets, já que existem ferramentas como:
Blender para modelagem 3D
Krita ou GIMP para arte 2D
Bibliotecas de assets gratuitos como o Kenney.nl
Recursos para Aprendizado
Uma das partes mais valiosas do vídeo é quando Gabriel compartilha recursos para aprender desenvolvimento de jogos. Ele recomenda:
Canais do YouTube com tutoriais gratuitos
Documentação oficial das engines
Comunidades online como fóruns e Discord
Cursos estruturados para quem quer um aprendizado mais guiado
Ele também menciona que a prática constante é mais importante do que tentar aprender tudo de uma vez.
Conclusão
Criar jogos está mais acessível do que nunca, graças às ferramentas modernas e recursos de aprendizado disponíveis online. Como Gabriel demonstra, o mais importante é começar com projetos simples e ir evoluindo gradualmente. O desenvolvimento de jogos é uma jornada de aprendizado contínuo, e qualquer pessoa pode embarcar nela, independente de sua formação ou experiência prévia.
Originally published on YouTube by High Level on Fri May 23 2025