Introdução

Publicar um jogo na Steam é um marco importante para qualquer desenvolvedor independente. No episódio 112 da série "Create ELDEN RING in Unity", Sebastian Graves compartilha seu processo detalhado para enviar um jogo para a plataforma Steam. Este artigo resume os principais pontos do vídeo e oferece insights adicionais para quem está planejando publicar seu próprio projeto.

Preparação para o Upload na Steam

Antes de enviar seu jogo para a Steam, é essencial ter uma página da loja configurada. Sebastian recomenda assistir aos tutoriais da AuroDev sobre como criar uma página na Steam e como fazer o upload do jogo. Ele também destaca a importância de:

  • Ter uma conta de desenvolvedor Steam aprovada

  • Preparar todos os assets de marketing (imagens, vídeos, descrições)

  • Garantir que o build do jogo esteja estável e testado

O Processo de Upload

Sebastian explica passo a passo como usar o SteamPipe, a ferramenta de upload da Steam. Ele cobre desde a configuração inicial até a verificação final antes da publicação. Alguns pontos-chave incluem:

  • Como estruturar seus arquivos para o upload

  • Configurações importantes no Steamworks

  • Dicas para otimizar o tempo de upload

Lições Aprendidas e Dicas Extras

Além do processo técnico, Sebastian compartilha lições valiosas de sua experiência pessoal ao publicar seu jogo Nephilim na Steam. Ele discute:

  • A importância de planejar com antecedência

  • Como lidar com possíveis problemas durante o upload

  • Estratégias para promover seu jogo após a publicação

Conclusão

Publicar um jogo na Steam pode parecer intimidante no início, mas com a preparação adequada e seguindo os passos demonstrados por Sebastian Graves, o processo se torna mais acessível. Este guia oferece um ponto de partida sólido para desenvolvedores que estão prontos para levar seus projetos para a maior plataforma de distribuição de jogos do mundo.

Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat May 10 2025