Introdução
Publicar um jogo na Steam é um marco importante para qualquer desenvolvedor independente. No episódio 112 da série "Create ELDEN RING in Unity", Sebastian Graves compartilha seu processo detalhado para enviar um jogo para a plataforma Steam. Este artigo resume os principais pontos do vídeo e oferece insights adicionais para quem está planejando publicar seu próprio projeto.
Preparação para o Upload na Steam
Antes de enviar seu jogo para a Steam, é essencial ter uma página da loja configurada. Sebastian recomenda assistir aos tutoriais da AuroDev sobre como criar uma página na Steam e como fazer o upload do jogo. Ele também destaca a importância de:
Ter uma conta de desenvolvedor Steam aprovada
Preparar todos os assets de marketing (imagens, vídeos, descrições)
Garantir que o build do jogo esteja estável e testado
O Processo de Upload
Sebastian explica passo a passo como usar o SteamPipe, a ferramenta de upload da Steam. Ele cobre desde a configuração inicial até a verificação final antes da publicação. Alguns pontos-chave incluem:
Como estruturar seus arquivos para o upload
Configurações importantes no Steamworks
Dicas para otimizar o tempo de upload
Lições Aprendidas e Dicas Extras
Além do processo técnico, Sebastian compartilha lições valiosas de sua experiência pessoal ao publicar seu jogo Nephilim na Steam. Ele discute:
A importância de planejar com antecedência
Como lidar com possíveis problemas durante o upload
Estratégias para promover seu jogo após a publicação
Conclusão
Publicar um jogo na Steam pode parecer intimidante no início, mas com a preparação adequada e seguindo os passos demonstrados por Sebastian Graves, o processo se torna mais acessível. Este guia oferece um ponto de partida sólido para desenvolvedores que estão prontos para levar seus projetos para a maior plataforma de distribuição de jogos do mundo.
Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat May 10 2025