Introdução
O desenvolvimento de jogos indie nunca esteve tão acessível, e a Godot Engine é uma das ferramentas mais populares para quem deseja começar. Neste tutorial ao vivo, Rafael Forbeck continua sua série recriando o clássico Flappy Bird totalmente do zero usando a Godot Engine. A segunda parte do projeto foca na implementação da jogabilidade, física e obstáculos, com demonstrações em tempo real e interação com a audiência.
O que Você Vai Aprender
Nesta sessão de desenvolvimento, Rafael aborda:
A implementação da física do pássaro e seus controles
Criação dos obstáculos (canos) com geração procedural
Sistema de pontuação e colisões
Otimizações básicas para performance
Por Que Godot para Este Projeto?
A Godot Engine se destaca por sua curva de aprendizado suave e ferramentas poderosas para desenvolvimento 2D. Ao contrário de engines mais complexas, Godot permite que iniciantes criem jogos funcionais rapidamente, com suporte nativo à linguagem GDScript (similar ao Python). O projeto Flappy Bird é ideal para aprender conceitos fundamentais como:
Física simples de jogos 2D
Gerenciamento de cenas e nós
Lógica de game loop
Tratamento de input do jogador
Recursos e Próximos Passos
Todo o código-fonte deste projeto está disponível no GitHub, permitindo que você acompanhe o progresso ou use como referência para seus próprios projetos. Para quem deseja se aprofundar, Rafael recomenda explorar:
Adicionar animações ao pássaro e cenário
Implementar diferentes temas visuais
Criar um sistema de dificuldade progressiva
Conclusão
Recriar jogos clássicos como o Flappy Bird é uma das melhores maneiras de aprender desenvolvimento de jogos. Este tutorial demonstra como conceitos aparentemente simples envolvem diversos elementos de programação e design que formam a base para projetos mais complexos. Com a Godot Engine e orientação prática, qualquer entusiasta pode transformar suas ideias em jogos reais.
Originally published on YouTube by Rafael Forbeck | Game Dev on Tue Jun 10 2025