O Poder do SerializeField no Unity

Muitos desenvolvedores Unity não sabem que é possível exibir propriedades privadas de scripts C# diretamente no Inspector do editor. O atributo SerializeField é uma ferramenta poderosa que permite serializar campos que normalmente não seriam visíveis, facilitando o ajuste de valores durante o desenvolvimento sem expor publicamente os membros da classe.

Como Usar o SerializeField

Para utilizar esta funcionalidade, basta adicionar o decorador [SerializeField] antes da declaração de qualquer campo privado ou protegido em seu script:

  • [SerializeField] private int health = 100;

  • [SerializeField] protected float movementSpeed;

Isso fará com que a propriedade apareça no Inspector do Unity, mesmo sendo privada, permitindo ajustes visuais sem necessidade de tornar a variável pública.

Vantagens e Melhores Práticas

O uso do SerializeField oferece várias vantagens:

  • Mantém o encapsulamento adequado do código

  • Permite ajustes rápidos durante o desenvolvimento

  • Evita expor membros desnecessariamente na API pública

  • Funciona com tipos complexos e customizados

Uma prática recomendada é usar SerializeField para variáveis que precisam ser ajustadas no editor, mas que não devem ser modificadas por outras classes durante a execução do jogo.

Conclusão

O atributo SerializeField é uma ferramenta essencial no kit de desenvolvimento Unity, oferecendo o melhor dos dois mundos: encapsulamento de código e flexibilidade no editor. Dominar seu uso pode significar um fluxo de trabalho mais eficiente e um código mais limpo e seguro.

Originally published on YouTube by Leandro Dotta on Thu Apr 24 2025