Introdução

No episódio 118 de sua série sobre recriar mecânicas de Elden Ring no Unity, Sebastian Graves mergulha no desenvolvimento de sistemas de esquiva para personagens controlados por inteligência artificial. Este tutorial avançado demonstra como implementar animações de esquiva, rolagens direcionais e respostas a projéteis, oferecendo insights valiosos para desenvolvedores que buscam criar combates dinâmicos em seus jogos.

Mecânicas de Esquiva para Personagens A.I.

Graves aborda três aspectos fundamentais do sistema de esquiva:

  • Esquiva básica: Implementação de animações padrão para evitar ataques próximos

  • Rolagem direcional: Como fazer a A.I. rolar para longe do alvo ou em direções aleatórias

  • Blend Trees: Uso de árvores de mistura para criar esquivas omnidirecionais mais fluidas

Adaptação para Diferentes Tipos de Ataques

O vídeo explora como adaptar o sistema para diferentes cenários de combate, incluindo:

  • Respostas a ataques corpo-a-corpo

  • Esquiva de projéteis mais lentos

  • Balanceamento entre comportamento previsível e aleatório para criar desafio justo

Conclusão

Este episódio demonstra técnicas avançadas de programação de A.I. para jogos de ação no estilo Soulslike. As soluções apresentadas por Graves combinam conhecimento técnico de Unity com uma compreensão profunda do que torna os sistemas de combate de Elden Ring tão satisfatórios. Desenvolvedores interessados podem encontrar mais recursos nos links do criador ou acompanhar os próximos episódios desta série abrangente.

Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat Jun 21 2025