Introdução
No episódio 27 da série Godot do Zero 2025, Rafael Forbeck ensina como implementar uma máquina de estados simples para controlar o comportamento de inimigos em um jogo 2D. Este tutorial prático aborda desde a criação de animações até a lógica de dano e desativação de hitboxes, tudo no motor Godot.
Construindo a Máquina de Estados
O vídeo começa com a criação das animações básicas do inimigo - walk (andar) e dead (morte) - usando AnimatedSprite2D. A máquina de estados é implementada para alternar entre esses comportamentos de forma organizada:
Criação de um sistema simples para gerenciar estados
Transição entre estados via código
Disparo das animações correspondentes a cada estado
Implementação de Mecânicas de Combate
Forbeck demonstra como adicionar interatividade ao inimigo:
Função take_damage para receber dano do jogador
Lógica para desativar a hitbox quando o inimigo é derrotado
Organização do código para facilitar expansão futura
Próximos Passos e Recursos
Este é apenas o começo da IA dos inimigos. Nos próximos episódios, o sistema será expandido com mais comportamentos e desafios. Os recursos mencionados no vídeo incluem:
Conclusão
Este tutorial oferece uma base sólida para implementar sistemas de IA simples em Godot, mostrando como organizar o código de forma escalável para adicionar complexidade posteriormente. A abordagem passo a passo torna acessível até para iniciantes no desenvolvimento de jogos.
Originally published on YouTube by Rafael Forbeck | Game Dev on Thu May 29 2025