Introdução

No episódio 125 da sua série sobre recriar mecânicas de ELDEN RING no Unity, Sebastian Graves aborda uma das características mais icônicas do jogo: o sistema de dual wielding, também conhecido como Power Stance. Este recurso permite que jogadores empunhem duas armas simultaneamente, criando combos devastadores quando certas condições são atendidas.

Como o Dual Wielding Funciona no Projeto

Graves explica em detalhes como implementou o sistema onde, ao possuir duas armas da mesma classe (como espadas retas, lanças ou espadas grandes) e sem estar usando a técnica de empunhadura dupla (two-handing), o jogador pode executar ataques especiais com ambas as armas simultaneamente. O sistema cobre diversos tipos de ataques:

  • Ataques básicos

  • Ataques durante corrida

  • Ataques durante rolamento

  • Ataques ao recuar

  • Ataques durante pulo

Contexto e Análise Técnica

O Power Stance é uma mecânica que apareceu pela primeira vez em Dark Souls 2 e foi refinada em ELDEN RING. Implementá-la no Unity requer atenção especial à animação, detecção de inputs e condições de ativação. Graves demonstra como estruturou seu sistema para verificar:

  • A classe das armas equipadas

  • O estado de empunhadura (dupla ou simples)

  • Os diferentes contextos de movimento que disparam combos distintos

Conclusão

Este episódio é um excelente recurso para desenvolvedores que querem entender como implementar sistemas complexos de combate em Unity, especialmente aqueles inspirados em jogos soulslike. A abordagem de Graves mostra como decompor mecânicas aparentemente complexas em componentes gerenciáveis, mantendo a fluidez característica do gênero.

Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat Aug 09 2025