Introdução
No episódio 113 da série sobre a criação de um jogo no estilo ELDEN RING usando Unity, Sebastian Graves aborda um aspecto crucial para jogos multiplayer: a conexão entre jogadores através do Steam. O vídeo demonstra como implementar esse recurso utilizando o transporte Facepunch, uma solução eficiente para integração com a plataforma Steam.
O que é o Facepunch e como ele funciona?
Facepunch é um transporte para Unity que facilita a conexão multiplayer via Steam. Sebastian explica que descobriu essa ferramenta através de outro criador de conteúdo, MrRobin, e compartilha os links relevantes para quem deseja se aprofundar no assunto. A implementação permite que jogadores se conectem através de convites do Steam, criando uma experiência mais integrada e acessível.
Por que usar o Steam para conexões multiplayer?
A integração com o Steam oferece várias vantagens para desenvolvedores de jogos indie. Além de ser uma plataforma consolidada com milhões de usuários ativos, ela fornece ferramentas robustas para gerenciamento de sessões multiplayer, lista de amigos e convites. Sebastian destaca como essa abordagem pode simplificar o processo de conexão entre jogadores, eliminando a necessidade de configurar servidores dedicados em muitos casos.
Conclusão
Este episódio da série de desenvolvimento mostra mais um passo importante na criação de um jogo multiplayer profissional. A integração com o Steam através do Facepunch é uma solução prática para desenvolvedores que desejam oferecer uma experiência multiplayer suave e integrada à plataforma mais popular de distribuição de jogos para PC.
Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat May 17 2025