Introdução
Se você está começando a trabalhar com Unreal Engine 5 e deseja adicionar mecânicas de disparo ao seu jogo, este tutorial é perfeito para você. MizzoFrizzo, da Pitchfork Academy, ensina passo a passo como criar e spawnar projéteis como balas, granadas ou foguetes usando blueprints. Este guia é ideal para desenvolvedores iniciantes que querem entender os fundamentos da criação de armas e projéteis em UE5.
Preparação do Projeto
Antes de começar, você precisará dos pacotes de assets Military Weapons Dark e Military Weapons Silver. Como esses pacotes não estão mais disponíveis na Fab, MizzoFrizzo disponibilizou um projeto em branco com ambos os pacotes no Google Drive. Basta baixar o arquivo, extraí-lo e migrar as pastas dos pacotes para o seu projeto.
Criando e Spawnando Projéteis
O tutorial aborda desde a configuração inicial até a implementação de lógica de disparo usando blueprints. MizzoFrizzo explica como:
Configurar um ator para o projétil
Definir a física e o comportamento do projétil
Implementar a lógica de spawn quando o jogador atira
Ajustar parâmetros como velocidade e dano
Conclusão
Este tutorial é uma excelente introdução à criação de mecânicas de disparo no Unreal Engine 5. Com essas técnicas, você pode expandir para diferentes tipos de projéteis e armas, adicionando profundidade ao gameplay do seu projeto. Se você gostou do conteúdo da Pitchfork Academy, considere conferir seu jogo Skyblocker na Steam ou apoiar o trabalho deles no Patreon.
Originally published on YouTube by Pitchfork Academy (MizzoFrizzo & Co.) on Sun May 11 2025