Introdução
No episódio 114 da série de desenvolvimento de um jogo no estilo ELDEN RING usando Unity, Sebastian Graves aborda um dos aspectos mais desafiadores da inteligência artificial em jogos: fazer com que personagens A.I se movimentem de forma inteligente durante o combate. O foco deste vídeo é implementar um sistema que permite aos inimigos "circundar" ou "flanquear" o alvo de maneira orgânica, ajustando seus movimentos quando encontram obstáculos.
Desenvolvendo o Sistema de Circulação
Graves demonstra como programar a A.I para que os personagens se movam em padrões de círculo ao redor do jogador, criando uma dinâmica de combate mais realista e desafiadora. O sistema inclui:
Detecção de colisão para ajustar a trajetória quando o personagem encontra obstáculos
Cálculos vetoriais para manter uma distância ideal do alvo
Transições suaves entre diferentes estados de movimento
Desafios Técnicos e Soluções
O desenvolvedor compartilha insights valiosos sobre os problemas comuns nesse tipo de implementação e como resolvê-los:
Evitar movimentos robóticos ou previsíveis
Balancear dificuldade sem tornar a A.I injusta
Otimizar performance para múltiplos inimigos
Conclusão
Este episódio oferece uma aula prática sobre como elevar a qualidade da inteligência artificial em jogos de ação. As técnicas demonstradas por Graves podem ser adaptadas para diversos gêneros, desde RPGs até jogos de tiro. Para quem está desenvolvendo seu próprio projeto, esses conceitos são fundamentais para criar inimigos que ofereçam um desafio satisfatório e comportamentos que imitem a imprevisibilidade de um oponente humano.
Originally published on YouTube by Sebastian Graves on Sat May 24 2025