Introdução

No episódio 25 da série Godot do Zero 2025, Rafael Forbeck ensina como adicionar um novo estado ao personagem: o estado de deslize (slide). Esse recurso permite que o personagem deslize suavemente pelo chão quando o jogador está correndo e pressiona para baixo, criando um movimento mais fluido e dinâmico. Este tutorial é ideal para quem deseja aprimorar a mecânica de movimentação em jogos 2D.

O Que Você Vai Aprender

Neste vídeo, Rafael aborda os seguintes tópicos:

  • Adicionar o estado slide à máquina de estados: Integração do novo estado ao sistema existente.

  • Usar a função move_toward para desaceleração natural: Como tornar o deslize mais suave e controlado.

  • Detectar condições para ativar o slide: Combinação de corrida + seta para baixo.

  • Ajustar transições entre estados: Garantir que as mudanças de movimento sejam fluidas.

Passo a Passo do Desenvolvimento

O vídeo é dividido em etapas claras, facilitando o acompanhamento:

  • Ajustes iniciais no código: Preparação para implementar o novo estado.

  • Criação da animação de slide: Visualização do movimento.

  • Implementação do estado slide: Integração com a máquina de estados.

  • Extração de funções do colisor: Organização do código para melhor manutenção.

  • Transições entre estados: Lógica para alternar entre movimentos.

Recursos e Links Úteis

Para acompanhar o tutorial, você pode acessar os seguintes materiais:

Conclusão

Implementar o estado de deslize no Godot é uma ótima maneira de tornar o movimento do personagem mais dinâmico e profissional. Com as explicações claras e práticas de Rafael Forbeck, você pode aplicar essa técnica em seus próprios projetos e continuar evoluindo no desenvolvimento de jogos. Acompanhe a série completa para dominar cada etapa da criação de um jogo 2D do zero!

Originally published on YouTube by Rafael Forbeck | Game Dev on Mon May 26 2025